domingo, 21 de dezembro de 2008

Breve Historial do Grupo Crinabel Teatro


O Grupo Crinabel Teatro é um colectivo com 23 anos de existência, criado no seio da Crinabel, Cooperativa de Ensino Especial, e que tem vindo ao longo do seu percurso a desenvolver um trabalho artístico com jovens portadores de deficiência mental, procurando potenciar as suas capacidades artísticas, pessoais e sociais.
Este projecto tão singular e pioneiro no nosso país, tem vindo cada vez mais a assumir-se como um objecto de profunda validade cultural em Portugal e no estrangeiro, tendo desenvolvido inúmeros projectos Europeus com Itália, Espanha, Inglaterra, e realizado espectáculos um pouco por todo o mundo.
Para além do trabalho de criação realizado dentro deste colectivo, é com satisfação que os actores deste projecto têm tido cada vez mais a possibilidade de se juntarem a outros projectos artísticos, tanto no cinema, no teatro ou na televisão.
Prova disso são os prémios que têm sido atribuídos ao longo destes anos à companhia e aos seus actores. Exemplos disso são os mais recentes:
· 1º Prémio no Festival Internacional de Artes Performativas 2008, pelo documentário Metamorfoses de Bruno Cabral, acerca do processo de Criação do espectáculo da Companhia Metamorfoses em 2006.
· Prémio António Pedro, atribuído à actriz Carolina Sousa Mendes, pelo Museu Nacional do Teatro em 2008.
· Prémio de Melhor actor no Festival de Cinema de Montreal, para o actor Tomas de Almeida, pelo seu desempenho no filme de Luís Filipe Rocha, A Outra Margem, em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário